A crise, explicada.

Ah, a crise. Todo mundo vem falando nela ultimamente… Alguns dizem ser só uma balançadinha na economia, outros dizem ser o Armageddon! O fato é que há empresas quebrando aos montes, demissões em massa, juros e taxas subindo e cortes de gastos pra tudo quanto é lado. Um problema cabeludo!

Para ajudar a entender melhor o que é essa crise, e como ela aconteceu, no Fórum do MeioBit eu encontrei um vídeo que explica tudo, de uma forma fácil para que todos entendamos.

Segue aí, em inglês, dividido em duas partes:

Resumindo, em texto:

Segundo Jarvis, os donos das casas (Home Owners) estavam felizes pagando suas hipotecas, or corretores hipotecários (Mortgage Brokers) ganhando suas comissões, os banqueiros investidores (Investment Bankers) recebendo dos donos das casas o dinheiro referente às hipotecas e aplicando esse dinheiro em investimentos, que eram vendidos a outros investidores. Tudo tranquilo, todo mundo ganhando dinheiro. Até que…

Os investidores, felizes com o montante de dinheiro crescendo, pedem ao banqueiro mais investimentos onde aplicar seu dinheiro, o banqueiro pede mais hipotecas, mas o corretor não consegue encontrar mais aspiantes a donos de casas. Todos que tinham condições de contrair uma hipoteca, ja têm uma!

Então todos têm uma ótima idéia: baixam os requisitos necessários para se contrair uma hipoteca, atraindo mais compradores!

Aí que foi a derradeira. Com empréstimos mais fáceis de se conseguir, muita gente que não tinha condições de comprar sua casa, comprou uma. E depois, não pode pagar. Nesse ponto, o banqueiro, que ao invés de ter uma hipoteca gerando dinheiro para ele, passa a ter um imóvel estático. Mau negócio, então ele põe esse imóvel à venda. Mais e mais moradores deixam de pagar suas hipotecas, o que dá ao investidor mais e mais imóveis. Ele não quer imóveis, quer dinheiro, então os põe no mercado, gerando uma oferta imensa de imóveis, maior do que a procura.

Como sempre, quando a oferta é maior que a procura, os preços caem. Pessoas que continuam pagando seus 200 ou 300 mil em hipoteca percebem que o imóvel sendo comprado já não vale mais tudo aquilo, e no fim das contas temos um banqueiro investidor com um monte de imóveis desvalorizados. Ele tenta passar a bomba para outros investidores, que a recusam também, pois já têm centenas de outras bombas nas mãos. Corretores ficam desempregados, e o sistema financeiro todo congela.

Por fim, o investidor liga para o dono da casa e informa que seu imóvel não vale nada, e aí podemos ver a forma cíclica como a crise evolúi.

E a partir daí, estamos por ver. Que fim essa crise nos reserva? Sintam-se à vontade para deixar suas projeções, percepções e teorias nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s