Como que Crackeia?

Bom, isso me deixa realmente mal… agora há pouco emprestei o meu querido Mafia original para um amigo meu, que sempre tá aí pra me ajudar… 30 minutos apóis o acontecimento, tempo de instalar o jogo, recebo uma mensagem do nosso querido companheiro:

“Ô! Como que faz pra crackear o Mafia???”

Pra quem não sabe, crackear é o termo brasileiro para burlar a segurança dos jogos e conseguir rodar normalmente jogos piratas. O infeliz não sabia que jogos originais não precisavam disto pois ELE NUNCA HAVIA VISTO UM JOGO ORIGINAL!!! Sim, a qualidade de um produto original, o deleite até para o olho do mais desatento, a felicidade de qualquer nerd que se preze. Assim eu pensei: Meu amigo, que tem um PC legal em casa, uma TV no quarto, pais trabalhando e tudo mais, não se importa em comprar um jogo original… prefere deixar o computador ligado por uma semana completa baixando o arquivo de instalação a ir comprar o jogo original, sem complicações, com uma caixa legal e tudo mais…

O brasileiro é um bicho muito imbecil mesmo, nunca pensa na produtora do jogo e nem se quer pensa que HÁ ALGUÉM FAZENDO A PORRA DO JOGO!!! Alguns dizem que o problema é no preço, mas você realmente acha que os anos de produção de uma mídia não merecem seu dinheiro? Eu não vou me fazer de santo e digo: Eu jogo jogos piratas, sim! Mas quando consigo comprar um jogo original, faço-o sem pestanejar, saindo feliz da loja com tudo oque eu tenho direito, por uma taxa que nunca me fez arrepender.

Se você está lendo isto e acha que é um gamer, pense melhor na próxima vez que for comprar um jogo. Procure sempre por originais, aproveite todo o potencial de uma mídia para o total proveito, orgulho e, mais importante, diversão!

Mais 10 coisas ilícitas que fazemos diariamente

36 comentários sobre “Como que Crackeia?

  1. Se um ovo custasse 10 reais vc compraria?
    Eu compraria jogos originais se fossem o valor correto a ser vendido.

  2. Se um ovo custasse 10 eu economizaria dinheiro o suficiente pra mim comprá-lo… você acha que o produtor das galinhas não merece ganhar o dinheiro que ele gastou pra criar a galinha, alimentá-la, ir lá no galinheiro, pegar o ovo e ainda por cima colocá-lo a venda? E se você fosse o produtor? Não ficaria com raiva se você enxergasse pessoas que poderiam te ajudar na produção de galinhas simplesmente indo lá e roubando os ovos?

  3. Amigo. Infelizmente, a realidade não é bem essa. VOCÊ sabe muito bem que, aqui no Brasil, principalmente, não apenas os jogos, como CDs, DVDs, Livros, etc, tem um preço ABUSIVO.

    O seu comentário a respeito das produtoras e desenvolvedoras é muito feliz. No entanto, você esquece que, entre eles e nós, gamers, existem atravessadores, lojistas. E ainda, taxas e impostos sobre o produto. No fim das contas, um produto que deveria chegar a nós, por coisa de R$20~R$25, chega a R$80~R$100.

    Eu tive um SNES sustentado a cartucho original, e sei MUITO BEM o quanto é gostoso ter o produto em mãos… No entanto, hoje em dia, isso é cada vez mais complicado…. E as facilidades da pirataria, pelo caminho inverso, aumentaram. No momento em que os preços forem justos, pode ter CERTEZA que as vendas vão ocorrer e a ´pirataria, dimininuir. Basta observar que no Japão e nos USA, a venda de jogos nunca teve uma ‘queda’ em sua média. Porque será?!

    Abraços.

  4. Muthdra disse
    Fevereiro 4, 2009 às 11:43 am

    Se um ovo custasse 10 eu economizaria dinheiro o suficiente pra mim comprá-lo… você acha que o produtor das galinhas não merece ganhar o dinheiro que ele gastou pra criar a galinha, alimentá-la, ir lá no galinheiro, pegar o ovo e ainda por cima colocá-lo a venda? E se você fosse o produtor? Não ficaria com raiva se você enxergasse pessoas que poderiam te ajudar na produção de galinhas simplesmente indo lá e roubando os ovos?

    ————————————————————————————————-

    Isso é digno de uma pessoa burra mesmo. ¬¬”
    Enquanto você existir (Otário), vagabundo deita e rola.
    Pago pelo que acho justo pagar, se eu ver que estão abusando, arrumo um jeito de burlar.

  5. Cristian, para você, qual seria o valor correto a ser cobrado por um jogo?
    Antes que responda, peço que você se coloque no lugar dos produtores dos jogos. Por exemplo: um jogo como Halo, aquela cosita muitississíssimo formidável, demorou cerca de 10 anos, da criação do projeto até o jogo. E estou falando do Halo 1 mesmo.
    Entonces, imagine que depois, um fidiuma rapariga aparece, compra a primeira cópia e passa para meia internet? Nada legal, né?
    Mas, apesar de tudo, concordo apenas em parte com o Muthdra. Aqui no Brasil os jogos são abusivamente caros sim. Tudo por causa dos motherfuckeds impostos. Lá na gringolândia, um jogo sai tipo US$50, 40. E isso, geralmente, com a garantia de poder vendê-lo a US$30 se não gostar. Muito mais vantajoso.
    Aqui não é assim: Além do preço absurdo, não há garantia de troca. Eu, pelo menos, nunca vi.
    Então, é bom avaliar os dois lados da moeda.

    Ps.: Nem precisa entrar no meu blog não… ;D
    Há tempos que não atualizo…
    Valeu!

  6. Pau no seu cu seu merda do caralho, vai arranjar o que fazer, jogo pirata e nunca pararei.

  7. Senhores B e Kid Bengala, obrigado pelos comentários, é bom saber a opinião de outras pessoas.

    Bruno, realmente, você foi umas das poucas pessoas sensatas com que conversei sobre este post. É interessante ver como em meio a tanto nicho de opinião aparece alguém que tem argumentos que não sejam “Pau no seu cu” ou “Eu pago pelo que acho justo”.

  8. é cara… nao é todo mundo q tem dinheiro pra compra original.. pq antes de escrever isso vc nao pensou nas pessoas q n tem condições de pagar muito caro em originais?

  9. Porque se você não tem dinheiro vai continuar vivendo sem jogar… não ter dinheiro não é pretexto para roubar das produtoras…

  10. Eu mato quem não gosto e salvoe quem gosto…
    Isso faz de vc uma pessoa melhor?!?!!?!?
    Ipocresia é uma merda cara, esse teu papo tá bem do sujo falando do mal lavado, se inclua no meio dos imbecis!!!

  11. Até concordo com vc em muita coisa, mas hipocrisia (tô nem ai se errei uma palavra) é uma merda velho, acho que vc falar sobre isso é valido, mas sua abordagem sobre o assunto foi muito errada.
    Passar bem.

  12. Oque seria errada? Eu não diria errada, eu diria que foi muito dura… só creio que eu não faltei com argumentos para justificar meu ponto.

  13. Cara eu como a grande maioria da população brasileira, tenho jogos piratas nos meus computadores, mas não por sacanagem ou por não querer pagar, mas como os que comentaram antes de mim, acho um absurdo pagar um preço que é desproporcional ao produto… comprar um psp por R$ 800,00 e pagar R$ 120,00 por cada jogo… seria como voce pagar R$ 25.000,00 por um carro (hipoteticamente) e pagar 3.000,00 para encher o tanque de gasolina… voce compraria o carro ? Logico que não.

    Na verdade eu acredito que a pirataria de certa forma, ajuda a todos que querem comprar jogos originais, pois faz com que as criadoras de games precionem o governo contra a pirataria, esse por sua vez, vai perceber que é IMPOSSIVEL acabar com a pirataria, vai acabar por reduzir os impostos, o que acaba reduzindo os preços dos jogos.

    falow.

  14. Viva a pirataria!!!
    Viva a livre informação!!!

    Os tempos mudaram. Quem não se adequar, chora!!

    Google para presidente do mundo!!!

  15. Mister A., realmente o preço dos jogos é grande e a pirataria nunca acabará, mas isso realmente poderia ser melhorado…

    Rafael, parabéns, você é só mais um a me difamar…

  16. ESSE MUTHDRA EH UMA BIXINHA MESMO

    CARA APOSTO Q VC TEM UMA PA DE DVD E DE CD PIRATA AI…

    COMO SE VC NAO BAIXASSE MP3 NEM VIDEOS NO SEU PC

    E SIMPLISMENTE IMPOSSIVEL UMA PESSOA COM TODOS RECURSOS Q EXISTEM HOJE SER 100% OFF DA PIRATARIA

    AGORA DEXA EU TE DA UMA DICA… COMPRA UM VIBRADOR ORIGINAL E ENFIA NA SUA BUNDA SEU VIADINHO

  17. “prefere deixar o computador ligado por uma semana completa baixando o arquivo de instalação a ir comprar o jogo original, sem complicações, com uma caixa legal e tudo mais…”

    Já ouviu falar em Steam? Pelo jeito, não.

    Vou te explicar:

    O Steam presta ,entre outos, o seguinte serviço: Venda de jogos direto para o seu HD. Ou seja, você não precisa sair de casa ou enfrentar filas e demais complicações para comprar o jogo. O preço, infelizmente, é equivalente aos das lojas.

    “- Ah, mas não vem com a caixinha legal…”

    Eu comprei o Left 4 Dead numa loja, aqui no Brasil. A “caixinha legal” veio obviamente com a mídia. Além disso, somente um papel furreca com o serial.

    A moral dessa história?

    SE INFORME ANTES DE ESCREVER MERDA.

  18. Texto pobre com gente analfabeta comentando.
    Péssimo.

  19. Há \o

    desde o meio do ano de 2008 pra cá eu to com um gabinete novo pra rodar jogos atuais no talo que ralei bastante pra compra 😛

    ultimamente to com um peso na conciencia pra comprar um jogo original aheuhaeu

    só que não consigo me decidir entre race driver grid e left4dead

  20. Sou desenvolvedor de softwares, e sei muito bem o TRABALHÃO que isso dá. Não acho o preço nem abusivo nem injusto nem nada. Acho que é caro, tudo bem, não sou hipócrita nem rico. Quando preciso de algo urgente (na maioria das vezes softwares difíceis de se obter), eu procuro antes nas listas de torrent, rapidshare, porque realmente o tempo é uma variável importantíssima, nesse caso.

    Quando é pra diversão, eu faço a lei do menor esforço. Procuro saber sobre o jogo, vejo os preços e onde consigo, vou lá e compro, ou então deixo baixando, se for enrolado… Mas sinceramente, eu sou das antigas, então os jogos que gosto são praticamente TODOS livres para baixar na net: scummvm, emuladores de nintendo, e por aí afora… =)

    Aliás, software livre pra jogos combina, desde que as tecnologias já sejam bem conhecidas (tipo as engines do Quake…) e que o grupo seja bem empolgado. Não é o caso pra fazer os jogos de xbox né! Sacaram o contraste?

    Mas como bom desenvolvedor apóio a crítica do cabeludo ae: vamos comprar mais, dá um trabalhão miserável, a gente merece pô!!! Vão no shopping com a mina? Ao invés de comprar aquelas merdas de roupa de grife, ou boné ou tênis de viado, aproveita e compra lá cambada, não é difícil… O gordo contracheque de um brother meu (ou o MEU!) agradece =D hahahahaha

  21. Tou vendo tanta gente falando de hipocrisia…

    Na minha opinião, hipocrisia é dizer que não tem dinheiro para comprar um jogo. Antes de mais nada, jogos de computador são gêneros supérfulos. Então não existe essa de “eu roubo porque não tenho dinheiro” porque você não precisa de um jogo para sobreviver.

    Além disso tem outra situação, não conheço ninguém aqui nesse blog, então não posso dizer se é o caso… O problema é que existem pessoas que gastam mais de 200 Reais em uma noite de balada, mas “não têm dinheiro” para pagar por um jogo que se joga todo dia. Isso sim é hipocrisia, é mais fácil assumir que baixa jogo pirata pela comodiade e ipunidade.

    E ainda seguindo essa linha de raciocínio, então é correto para um deputado, que não tem dinheiro para comprar um edifício em Copacabana, desviar dos cofres públicos?

    Enfim, façam o que sua consciência mandar.

    Antes que me chamem de hipócrita, já baixei jogos piratas. Porém os jogos que realmente gosto compro original que é minha forma de retribuir aos produtores pelas noites de entretenimento.

  22. Realmente roubo e roubo e não existe meio termo. Pirataria de jogo e roubo e ponto final. Nisto o Muthdra esta certo. Mas eu NUNCA comprei um jogo na vida, e nem paguei por nenhum software, e sinceramente não pretendo pagar.

    Se nosso governo parasse de roubar um pouco nosso dinheiro, quem sabe não cobrariam menos impostos, e os jogos seriam acessíveis para a maioria da população. Então já que somos roubados anualmente com impostos que so servem para pagar o luxo de políticos corruptos, eu sigo firme baixando software e games na net com minha consciência limpa, afinal, “Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”.

    Mas Muthdra voçe fez uma comparação sem fundação… Querendo comparar Brasil com Estados Unidos. O dia que um salário médio no brasil pagar de 15 a 25 dólares por hora, pode ter certeza que a pirataria vai diminuir significativamente, pois duas horas de trabalho se paga um jogo de $50 dólares, agora, hoje em dia tem trabalhador que sofre 5 dias inteiros para juntar 100 reais, será mesmo que vale a pena gastar em um jogo?

  23. @Tjamir
    Cara, concordo em gênero, nº e grau! Games são artigo de luxo, não adianta querer que não se cobrem impostos em cima, ou que as empresas não tenham lucro. É hipocrisia afirmar esse tipo de coisa e continuar gastando dinheiro em outras futulidades.

    @Albertopr9
    Se você baixa o jogo pirata pra NÃO PAGAR OS IMPOSTOS, como reclama que o governo os rouba de ti? Como você tem R$1000 pra gastar num console e reclama do preço dos jogos depois? É o mesmo que comprar uma Lamborghini Gallardo e depois reclamar que o motor gasta muita gasolina, e que você não pode pagar!
    Não adianta nivelar por baixo, VOCÊ não ganha um salário de menos de 15 dólares por hora, então não adianta usar esse tipo de desculpa. Alguém que ganha menos de 15 dólares por hora, pra começar, não deveria nem ter videogame, deveria estar se preocupando em alimentar a família e dar qualidade de vida aos filhos.
    Games SÃO SIM artigos de luxo, e devem ser tratados como tal.

    (Edit: Ignorem a parte dos salários de 15 dólares por hora e etc. Foi um exagero, impensado e incalculado. Explicações em outro comment meu, mais abaixo.)

  24. Nada a ver, é legal ter original e tal, mas dada as condições no Brasil, a pessoa tem uma segunda opção.
    O Brasil aos seus olhos deve estar uma maravilha mesmo hein champs….

    sem miseria, crime…ypppie!!! Todos felizes comprando originais.

    ¬¬

  25. Muito bonito, mas na vida real é bem diferente. Não tenho como dar mais de 100 reais num jogo visto que ainda dependo financeiramente dos meus pais. Ok, eu poderia juntar ma grana e comprar o jogo, mas isso demoraria muito e não quero passar dois meses só juntando dinheiro pra jogar UM jogo.

    Pirataria é errada, prejudica muito o mercado de qualquer tipo de mídia. Mas não sejamos hipócritas em dizer que se não fosse ela algumas marcas não seriam tão populares como são hoje em dia.

    Se eu pudesse compraria original, enquanto não puder vou comprar pirata, jogar e ser feliz.

  26. na real,tem muitas pessoas que podem comprar um ps3 mas comprar no máximo 10 jogos originais por ano é foda cara,se não fosse a pirataria muitas marcas não seriam tão populares hoje como a playstation que é o console mais popular de todos.
    é um absurdo pagar 100,200 reais pra comprar um jogo podendo pagar 50 60 reais por um jogo pirata e ser feliz.e tem mais um risco voce comprar um jogo original: é o cd estragar.vai lá paga o joguinho original lacradinho. estraga…. se fudeu.
    só digo que não vale a pena pagar 200 reias por um jogo só isso.
    além do mais joga um jogo a semana inteira viro já enjoo.economiza dinheiro q sei q demora pra ter todo o dinheiro, compra outro jogo virá enjoo mais 1 mes pa comprar outro jogo.
    para mim a unica vantagem do cd original é a qualidade o resto…
    para os riquinhos que se aproveitam dosque não podem comprar cd original ficam se axando que ganham do dinheiro do papai, mais uma hipocrisia.
    estou com o ps3 em casa com 1 jogo e espero o desbloqueio.
    se foda muthdra.

  27. Eu não acho caro pagar 99,90 por um game que custou milhoes para ser produzido. Digo o mesmo para sistemas operacionais. Muito bom seu blog, convido para ver o meu http://www.ctrlaltdelete.rg3.net

  28. Pingback: 10 Coisas Ilegais Que Fazemos Diariamente « Vida Digital

  29. @Rodrigo
    “Não adianta nivelar por baixo, VOCÊ não ganha um salário de menos de 15 dólares por hora, então não adianta usar esse tipo de desculpa. Alguém que ganha menos de 15 dólares por hora, pra começar, não deveria nem ter videogame, deveria estar se preocupando em alimentar a família e dar qualidade de vida aos filhos.”

    E incrível ate que ponto ponto vem a IGNORÂNCIA e HIPOCRISIA de certas pessoas. Rodrigo, voçe sabe que um salário de $15 dólares a hora rende mais de 5 mil reais por mês ne amigo??? E menos de 5% da população brasileira ganha um salário acima disso. Voçe esta simplesmente dizendo foda-se pra 95% do brasil. Me diz, e correto isso? E correto em um pais que tantos vivem na miséria por má administração financeira que já ocorre a anos, privar 95% da população de uma forma de entretenimento que NÃO E NADA DE LUXO? Viram objetos de luxo no brasil, por causa dos impostos surreais!

    Mas já que voçe atacou diretamente o meu post, então me diga Rodrigo. Voçe compra ou tem autorização de publicar toda as imagens contidas no seu Blog? Voçe escuta, ou já baixou algum MP3? Já andou de carro sem sinto? Pois é.

    Cada um tem direito a sua opinião, mas o sujo apontar o dedo pro mal lavado não tem o menor sentido.

    10 Coisas Ilegais Que Fazemos Diariamente

  30. @Albertpr9 Eu disse 15 dólares por hora, pois vc o tinha citado no seu comentário. Foi posto por vc que só com um salário de 15 dólares por hora se poderia comprar jogos originais. Na hora nem calculei, perdoe o ato falho, creio que também é um exagero dizer isso.

    Mas continuo insistindo que games são artigo de luxo SIM. Vc não morre se não jogar, entretenimento tem de graça na TV e internet sem precisar ser pirata. É triste, mas é assim.
    Sobre o blog: As imagens que eu uso aqui (e que geralmente são em parte, inclusive, editadas por mim), bem como os textos (de autoria COMPLETA minha ou do Muthdra) estão sob a licensa Creative Commons, que me autoriza usá-las, bem como vc usar também, com a exigência de que não se obtenha lucro.
    Não, não tenho mp3 ilegais em meu computador. R$ 15,00 num CD de música é algo absurdamente barato, sem contar que nos poucos casos em que pago mais que isso, é porque realmente vale a pena. E curto também bandas indie, que geralmente disponibilizam por conta própria suas músicas na internet, de graça.
    Andar de carro sem Cinto eu admito que já devo ter feito, mas aí eu não estava tirando dinheiro de ninguém com isso, estava?

    Te dou um desconto porque o blog é novo e eu não tive tempo de mostrar meu ponto de vista direito por aqui, mas quero que saiba que eu não seria hipócrita a ponto de reclamar de algo que eu também faço de errado. Nem de defendê-lo, sabendo que está errado.

    E não julgue ignorante alguém que vc mal conhece.

    Acho ótimo ter vários tipos de opiniões, inclusive quando bem defendidas com argumentos sólidos, e espero que este novo blog seja repleto delas.

    E, finalmente, obrigado pelo link no seu blog também. 🙂

  31. Olha minha opiniao e a seguinte:

    Num pais onde um salario minimo gira em torno de R$430 e onde um trabalhador registrado, trabalha 3,5 meses para pagar impostos e onde os serviços publicos não são de boa qualidade(relevando o Brasil como um todo, e onde um produto pirata custa em torno de 5% a 30% do valor do original que em sua maioria(+- 50% do valor e imposto)acho comum de ocorrer issu(pirataria,roubo de sowftware etc)!

    Antes de me chamarem de Hipocrita,viadinho para os fdps q se axam gente, e os demais “adjetivos” eu sim uso software pirata desde windows xpsp3 a corel drawx4 e braycer! mas se esses programas não estivessem tao caros( R$250 +) sim compraria!
    a mas e se você economizasse?
    a mas ai me pergunte quanto ganha um empregado de meio periodo que usa programas e que no camelô e imediato( e so im busca) e que esta de R$ 10 a R$ 25 e e so pegar instalar e não atualizar ( no meu caso atualizo todos sem problema algum como se fossem softwares originais) ai você ve o custo x beneficio querendo ou não no caso de softwares e jogos o camelô e bem mais rentavel!

  32. ja no caso de cd’s e dvd’s a preguiça o “mão de vaquismo” do brasileiro( n todos) que ajuda a pirataria!

  33. Bem…tem uma questão:
    Quem é a alma q tem uma banda larga em casa e vai pagar se pode baixar de graça?
    Esse assunto de valorizar a produtora vale em certos casos…Me diz, se vc é um favelado de baixa renda q economizou um ano pra comprar um pc pra jogar e n tem dinheiro pra comprar jogo original mas pode comprar no camelo por 1/10 do valor do original. Vc n iria fazer isso? Vai do bolso de cada um.

    Eu pessoalmente compro jogos originais q estão ao alcance do meu bolso. Adoro jogo original, se pudesse só comprava original! Mas eu n vou deixar de jogar de graça se eu posso!

    E esse papo de “eu pago pelo q acho justo” é coisa de gente q n pensa. N acham justo pagar 100reais por um jogo q ficou 2anos em produção, dia após dia, por profissionais q pagaram para estudar investiram toda sua capacidade intelectual naquele projeto? Vão criar galinhas.

    Eu acho os preços totalmente justos.

    Isso aê.

    semsinal.wordpress.com – pretendo começar uuns posts reflexivos assim por lá tbm. Se puder, dá uma visitadinha.
    vlw

  34. A resposta mesmo ninguem deu,

    COMO SE CRAQUEIA A PORRA DO JOGO ORIGINAL, CARALHO?

Deixe um comentário

